Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de plantas de controle em ambiente de simulação (numérica e gráfica) que possam ser utilizadas para testar diferentes estatégias de controle e sejam de fácil acesso.
A ideia aqui é utilizar a engine de jogos Unity para a representação gráfica do comportamento de sistemas dinâmicos. A simulação numérica do comportamento dos sistemas de controle é implementada em C# de modo que todo o desenvolvimento seja feito no próprio Unity.
Créditos:
Sistemas nebulosos Takagi-Sugeno (TS) tem sido amplamente estudados nas últimas três décadas, principalmente devido à propriedade de serem capazes de representar exatamente uma classe bastante genérica de sistemas não-lineares dentro de um compacto do espaço de estados.
Apesar de serem utilizados de forma bastante ampla, o uso de sistemas nebulosos pode ser classificado de três formas na área de controle:
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Hovercraft em escala que possa ser utilizado como uma plataforma móvel para o ensino e testes de diferentes estratégias de controle, além de ser uma forma interessante de apresentar diversos conceitos de automação e redes de comunicação.
Monografia sobre o desenvolvimento do projeto
Modelo desenvolvido no Fusion 360
Vídeos de testes do protótipo desenvolvido:
Créditos: