SEMINÁRIOS DO PPG Eng. Elétrica - UFMG - 1o. Semestre de 2011


Moderador: Prof. Reinaldo Martinez Palhares



- 21 de Março de 2011 - 14h50 - LOCAL: Sala de Seminários 1012 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia)  

Prof. Reinaldo Martinez Palhares  

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - UFMG

CV LATTES




- 28 de Março de 2011 - 14h50 -
LOCAL: Sala de Seminários 1012 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia)     

Profa. Dra. Karina Acosta Barbosa  - Depto. Ing. Elétrica - Universidad de Santiago de Chile

CV   


TEMA 1 (Primeira parte do Seminário):   Percorrendo o Chile  

Resumo: Essa apresentação é um convite a conhecer um pouco mais sobre Chile. Em particular, de maneira informal pretendo falar um pouco sobre a cultura e costumes chilenos, lugares típicos e estrutura acadêmica universitária, focando nas possibilidades de cooperação existentes.


TEMA 2 (Segunda parte do Seminário):   Estimação Robusta de Estados para Sistemas Descritores

Resumo:  O avanço da tecnologia vem gerado cada vez mais sistemas de grandes complexidades, com diferentes tipos de interligações entre os seus componentes. Muitos destes sistemas, como o caso de sistemas elétricos de potência, podem ser modelados matematicamente como sistemas descritores, isto é, sistemas que além  do uso de equações diferenciais para descrever a dinâmica do sistema, utilizam  relações algébricas entre as variáveis de  estado.  Por isso,  cresce o interesse no projeto de novas metodologias de controle e estimação de estados para sistemas com essas características. Particularmente, o objetivo desse seminário é fazer uma breve introdução a essa classe de sistemas e apresentar  alguns resultados obtidos para o problema de estimação robusta de estado para o caso de sistemas descritores incertos.




- 25 de Abril de 2011 - 14h50 -
LOCAL:  Sala de Seminários 1012 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia) 

Engenheiro José Eduardo de Carvalho Silva, M.Sc.  - Pesquisador da Gerência de Serviços e Aplicações Multimídia da Diretoria de Tecnologia e Serviços do CPqD

CV LATTES   


TEMA:   Apresentação de projetos de pesquisa em andamento na Diretoria de Tecnologia de Serviços do CPqD  

Resumo: O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) é o maior centro de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e tecnologia da informação da América Latina. É composto por diversas diretorias que atuam em setores como: telecom, governo, elétrico e financeiro, provendo software, serviços e tecnologia de produtos.

O grupo no qual trabalhamos pertence à Gerência de Serviços e Aplicações Multimídia (GSAM) da Diretoria de Tecnologia de Serviços (DTS).  Estamos desenvolvendo trabalhos que envolvem pesquisas nas áreas de reconhecimento e síntese de fala, autenticação biométrica e autenticação iconográfica. O objetivo principal dos projetos que envolvem sistemas de síntese e reconhecimento de fala é facilitar a interação entre homem e máquina. Em relação aqueles que envolvem autenticação biométrica e autenticação iconográfica, a intenção é aumentar a segurança em serviços de compras, em transações financeiras e no acesso a serviços públicos.

Estes trabalhos serão detalhados ao longo da palestra. Haverá demonstração de resultados já alcançados e também de próximos passos que serão dados nestes projetos de pesquisa. Também será apresentada uma proposta de bolsa para aluno de mestrado. O objetivo é despertar possíveis parcerias entre o CPqD e a universidade.





02 de Maio de 2011 - 14h50 - LOCAL: Sala de Seminários 1012 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia)       

Dr. Alexandre Rodrigues Mesquita - Residente Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

CV LATTES   


TEMA:  Explorando Estocasticidade em Sistemas Multiagentes  


Resumo:  Os maiores desafios em sistemas multiagentes se originam do fato de que agentes têm acesso apenas a informações locais ou informações que são trocadas através de redes de comunicação sujeitas a falhas. Neste seminário, discutimos duas aplicações em que tais limitações estão presentes.

Na primeira aplicação, estocastiticade é introduzida para combater incertezas no ambiente. Inspirados pelo processo de quimotaxia em bactérias, propomos algoritmos que controlam a distribuição espacial de agentes móveis que podem medir a intensidade de um sinal de interesse no espaço mas não possuem sensores de posição. Possíveis aplicações incluem busca, monitoramento ambiental, e distribuição de agentes.

Na segunda aplicação, o nível de estocasticidade num sistema de controle em rede sem fio é visto como uma variável a ser controlada. Mostramos que a alocação dinâmica de capacidade permite um ganho significativo de desempenho de controle com apenas um modesto aumento no uso de recursos de comunicação. Considerando sensores com diferentes limitações, desenvolvemos protocolos de comunicação que buscam um compromisso ótimo entre desempenho de controle e taxa de comunicação.

Resumé:  Alexandre R. Mesquita recebeu os títulos de bacharel e mestre em Engenharia Eletrônica em 2004 e 2006, respectivamente, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos. Recebeu o título de PhD em Engenharia Elétrica em 2010 pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas multiagentes, sistemas de controle em rede, sistemas estocásticos híbridos e estocasticidade em biologia.



10 de Maio de 2011 - 14h50 - LOCAL: Sala de Seminários 1012 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia)       

Prof. Dr.  Christophe Letellier  -  Universite de Rouen, Rouen, França

Link   


TEMA:  Otto Rössler 1975-76 : From chemical reactions to the topology of chaos


Abstract:  For celebrating Otto Rössler's 70th birthday, we will revisit the 1975-1976 period that preceded the discovery of the second system - after the one discovered by Lorenz - producing a chaotic attractor. In particular, we will show how Art Winfree stimulated Otto a lot. The content of the first paper on chaos published by Rössler (before the well known paper introducing the so called "Rössler system") will be discussed with respect to its small influence. Very first results obtained by Otto Rössler about the possibility to identify chaos in the Belousov-Zhabotinski reaction will be also presented as well as contributions published at the same period. This will be an opportunity to browse how chaos theory emerged by the mid of 70s. Main topological concepts for distinguishing different types of chaos will be also introduced.

Resumé:  Christophe Letellier received his PhD from Universite de Paris VII in May 1994. He wrote two books: Le chaos dans la nature published by Vuibert in 2006 and The symmetry of Chaos, (with Robert Gilmore) published by Oxford University Press in 2007. Since June 2006, he is the head of GdR 2984 DYCOEC (Dynamics and Control of Complex Sets) at Universite de Rouen. His main research topics include: Topological characterization of chaotic attractors. Equivariant dynamical systems. Global modelling and observability from a single scalar time series. Analysis of data from the real worl using tools borrowed from the nonlinear dynamical systems theory. Biomedicine (ECG, noninvasive mechanical ventilation).



18 de Maio de 2011 - 14h00 - LOCAL: Sala de Seminários 1014 (Ligação entre os Blocos 1 e 3 da Escola de Engenharia)       

Prof. Dr.  Rui Paulo da Silva Martins  -  Vice-Reitor (Investigação) da Universidade de Macau, China

(O Seminário contará com a presença do Reitor da UFMG, Prof. Clélio Campolina Diniz)

Curriculum Vitae   


TEMA:  Microeletrônica

Resumo: O Prof. Rui Martins irá falar sobre suas pesquisas na área de Microeletrônica no Laboratório que fundou e dirige Analog and Mixed-Signal VLSI Research Laboratory, recentemente elevado ao estatuto de Laboratório de Referência do Estado (“State-Key Lab”), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, sendo o único em engenharia, na UM e em Macau.

Resumé:  Rui Paulo da Silva Martins é IEEE Fellow.  Desde 2010 é Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.   Director (e Fundador) da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Macau (UM) (em acumulação com funções de Professor e Vice-Reitor), gerindo 1500 alunos de mestrado e 200 de doutoramento. O Prof. Rui Martins é autor de 4 livros, vários artigos em periódicos internacionais,  além de  ter 7 Patentes submetidas nos EUA, 2 aprovadas e emitidas em 2009 e 2011, 1 na fase de “patent pending” e 4 na fase de candidatura.



20 de Junho de 2011 - 14h50 - LOCAL: 2419  - Bloco I      

Prof. Dr.  Petr Iakovlevitch Ekel -  PUC/Minas

CV Lattes  


TEMA:  “O que fazer?” e “Como fazer?”: Tomada de decisões em cenários complexos


Resumo:  Em qualquer planejamento (estratégico, de novos negócios, de inovação, etc.) sempre surgem duas questões fundamentais: "o que fazer?" e "como fazer?". A primeira questão fundamental está associada com a avaliação, comparação, escolha, priorização e/ou ordenação das alternativas (projetos estratégicos, projetos de novos negócios, projetos de inovação, etc.), levando-se em consideração as informações quantitativas (com o alto nível de incerteza) e informações qualitativas, relativas a critérios, indicadores, etc. para os quais avaliações quantitativas são difíceis ou mesmo impossíveis (por exemplo, atrativo de investimentos, impacto político, efeito social, etc.). A segunda questão fundamental está relacionada à alocação multicritério de diversos tipos de recursos (financeiros, humanos, de logística, etc.) ou de suas deficiências entre as alternativas (projetos estratégicos, projetos de novos negócios, projetos de inovação, etc.). As respostas adequadas às duas questões fundamentais podem ser geradas com base na aplicação dos modelos e métodos de tomada de decisões em ambiente fuzzy, que serão discutidos.

As informações importantes para a tomada de decisões são associadas com a avaliação das conseqüências possíveis das decisões tomadas (levando em consideração os diversos cenários, diversas alternativas e diversos critérios), incluindo os riscos particulares (monocritério) e agregados (multicritério). Os resultados relacionados à avaliação das conseqüências das decisões tomadas, baseadas na construção das matrizes payoff e aplicação dos métodos de tomada de decisões em ambiente fuzzy também serão apresentados.


Resumé:  Petr Yakovlevitch Ekel é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. É doutor pelo Instituto Politécnido de Kiev - 1981, e D.Sc. (habilitação) pela Suprema Comissão de Atestados junto ao Conselho de Ministros da ex-URSS - 1990.  O Prof. Petr Ekel é Editor Associado do periódico Information Sciences  Pesquisa Operacional (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional) e membro do Editorial Board dos seguintes periódicos: Int. J. of Computers and CommunicationsInt. J. of Mathematics and Computers in Simulations. Prof. Petr Ekel é autor do livro  Fuzzy Multicriteria Decision-Making: Models, Methods and Applications  (em co-autoria com Witold Pedrycz e Roberta Parreiras) publicado pela Wiley em 2011. Prof. Petr Ekel foi professor visitante na Universidade Federal de Santa Maria entre 1993 a 1997 após um período como professor na Universidade Técnica Nacional da Ucrânia "Instituto Politécnico de Kiev", NTUU "KPI", Ucrânia.



Seminários Anteriores do PPG Eng. Elétrica - UFMG:  2o.S/2010  -   1o.S/2010


By Reinaldo Martinez Palhares



free counters