Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica (EB) é uma área interdisciplinar que emprega conhecimentos e métodos das Ciências Exatas para investigar e resolver problemas da Medicina e da Biologia.

No Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, a linha EB desenvolve projetos de pesquisa principalmente em instrumentação biomédica e processamento de sinais aplicados ao estudo dos sistemas cardíaco, respiratório e nervoso.

Constroem-se sistemas para pesquisa básica e equipamentos médico-hospitalares com inovação tecnológica. Desenvolvem-se e aplicam-se métodos matemáticos com vistas à extração de informações relevantes acerca da fisiologia desses sistemas e da saúde humana.

Os temas atualmente investigados são interfaces cérebro-máquina-cérebro, prática mental na reabilitação de pacientes, análise da atividade elétrica cerebral relacionada a sistemas cognitivos e sensoriais - incluindo o potencial evocado auditivo, visual e somato-sensitivo (por corrente e temperatura) em regime permanente, mecanismos celulares da percepção visual - pupilometria, variabilidade da frequência cardíaca, pressões respiratórias máximas.

Cabe salientar que a linha EB no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica agrupa profissionais oriundos de diferentes áreas, tais como Engenharia (elétrica, eletrônica, controle e automação, mecânica, civil), Física, Computação, Biologia, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia, Letras. Tais características tornam a linha EB um terreno plural e fértil para o surgimento de novos engenhos.



Sobre o grupo

Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMG.

Site in another language: