O Que é PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações
em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do país orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Ensino

As atividades extra-curriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir a formação global do aluno, procurando atender plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.

Pesquisa

As atividades de pesquisa desenvolvidas pelos petianos têm como objetivo garantir a formação não só teórica, mas também prática, do aluno, de modo a oferecer a oportunidade de aprender novos conteúdos e já se familiarizar com o ambiente de pesquisa científica.

Extensão

Vivenciar o processo ensino-aprendizagem além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade às diversas organizações da sociedade, numa enriquecedora troca de conhecimentos e experiências.

Proposta

O Grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (PETEE UFMG) pretende melhorar o ensino de graduação através de várias atividades

Realizar seminários e palestras sobre temas atuais e relevantes, o que oferece aos alunos um ambiente para adquirir novos conhecimentos.

Estruturar o programa em áreas multidisciplinares do conhecimento.

Fazer dos petianos agentes disseminadores de novas idéias e práticas no campo de atuação da engenharia junto à comunidade estudantil.

Realizar atividades extra-classe que permitam a interação dos alunos PETEE UFMG com o corpo docente e discente da instituição.

O Petiano tem espaço para participação de projetos de pesquisa seja dentro do PETEE UFMG ou externamente, com a ajuda de um professor orientador.

Incentivar a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula pelos alunos da UFMG, através de atividades como a CoRA e Oficinas.

Atividades

Competição de Robôs Autônomos

Idealizada pelos integrantes do grupo PET Engenharia Elétrica UFMG em 2013, a competição de robôs autônomos (CoRA) teve sua primeira edição realizada em agosto de 2014. O objetivo da competição é incentivar os alunos de graduação e do ensino médio e técnico a aplicar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de robôs autônomos.

Saiba Mais

O Grupo

Vídeo Institucional

PET Engenharia Elétrica UFMG

Destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas no curso de Engenhria Elétrica, o nosso PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem que busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica.

Como Participar?

Para tornar-se membro do PET Engenharia Elétrica UFMG como bolsista, o estudante deve ser aprovado em um processo seletivo realizado conforme edital publicado. É possível também a participação de estudantes no programa como voluntários, sendo necessária uma aprovação do grupo atual.

Saiba Mais

Processo Seletivo

DESEJA SER UM MEMBRO DO PETEE UFMG?

Se você é um estudante de Engenharia Elétrica na UFMG e deseja fazer parte do PETEE, participe do nosso processo seletivo.

Inscreva-se

Entre em Contato

Informações Para Contato

PET Engenharia Elétrica UFMG
Av. Presidente Antônio Carlos, Nº 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG
Escola de Engenharia - Bloco 3 - Sala 1050
CEP: 31270-901
Telefone: (31) 3409-1013
Email: petee.ufmg@gmail.com