Indicador de Tensão para Bateria
ELT 030/2000A/Grupo: Rodrigo Antônio da Silva Semeão

Virgílio Caldas de Souza Campos



Introdução:

    O indicador de tensão para bateria é um instrumento que pode ser utilizado para se verificar o funcionamento ou não de uma bateria. Ele pode ser utilizado para verificar baterias de automóveis ou outro tipo de baterias.

    Seu funcionamento se baseia na comparação do valor de tensão na bateria com um valor de referência. Após esta comparação existe um circuito que fornecerá um sinal luminoso indicando que a bateria está ou não em boas condições de uso.

O Projeto:

    Foi realizado um estudo, análise, simulação e montagem do "Indicador de Tensão para Bateria" que foi pesquisado na disciplina de Eletrônica I   " passo a passo".
    O funcionamento do circuito se baseia no funcionamento dos dois amplificadores operacionais. O primeiro funciona como comparador, ele compara a tensão obtida por um divisor de tensão (que está relacionado com a tensão da bateria) obtido através do Trim-pot (POT) com a tensão de referência do diodo D1. Fornecendo conforme o caso, duas tensões diferentes na saída do primeiro amplificador, se a tensão da bateria estiver normal o valor é 0V, à medida que a tensão da bateria cai, a tensão na saída do amplificador aumenta até o calor exato da tensão de alimentação. O segundo amplificador operacional funciona como um oscilador pelo efeito de seus componentes associados. Essa oscilação só ocorrerá se a saída do primeiro amplificador estiver entre 0V e a tensão da bateria. Neste caso os dois LEDs se acendem ao mesmo tempo. Caso a saída do primeiro amplificador for 0V o oscilador para e apenas o LED verde se acende.


Figura 1 Esquema do Indicador de Tensão para Bateria